uma mamãe de primeira viagem!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

38 semanas e controlando o sal

Completamos 38 semanas. AMÉM!!

Depois do susto com a pressão alta, decidi cortar radicalmente o sal da minha alimentação, só mesmo o essencial e olhe lá. Agora a PA já está mais estabilizada, entre 12x8 e máxima de 14x9. Até aí tudo bem.
Hoje fomos fazer mais uma US. Eu e Tiago fomos juntos, a Cami está súper bem. Mexia as perninhas e abria a boquinha, coisa linda! Tá com cerca de 3 Kg. A médica disse que ela já está mais baixa, e agora é só questão de tempo mesmo para nascer. Não vejo a hora!!
Mas vou esperar o tempo dela, nada de ansiedade, quando ela quiser, ela vem.
Deus sabe de todas as coisas!!

38 semanas de gestação


No decorrer da 39a semana de gravidez, os bebês pesam em média entre 3 e 3,2 quilos, e continuam acumulando gordura para ajudar a controlar a temperatura depois do nascimento
O bebê está ganhando cerca de 30 gramas por dia agora. Seus intestinos estão acumulando grande quantidade de mecônio (as primeiras excretas do bebê). A circunferência da cabeça e a do abdome têm agora o mesmo tamanho.
As falsas contrações de parto são muito irregulares mas podem ser muito dolorosas. Essas dores podem ser sentidas em várias partes do seu corpo (costas, baixo ventre e bacia).As verdadeiras contrações de parto começam no fundo do útero e se espalham para baixo por todo o útero, região lombar e pelve. O verdadeiro trabalho de parto torna-se mais forte e doloroso à medida que progride e não é aliviado por mudanças de posição.

O resgate do parto normal


"O parto normal, de uns tempos para cá, deixou de ser considerado um processo natural, e transformou-se num processo médico-cirúrgico. Houve um aumento substancial no número de cesarianas, episiotomias e analgesias muitas vezes desnecessárias, gerando prejuízos físicos e psicológicos para a parturiente e seu bebê, e financeiros para os hospitais.


O resgate do parto normal tem sido uma busca incessante de alguns profissionais da área de saúde. Médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, doulas (acompanhantes de parto) e outros, já promovem cursos de preparação para o parto, tendo como objetivo principal uma experiência de parto a mais positiva possível.
Esses cursos, de modo geral, se propõem a fornecer à gestante toda a informação sobre o processo gestacional, exercícios físicos para facilitar o trabalho de parto, de relaxamento, preparação para o aleitamento, e muitas outras informações, podendo se estender até o puerpério. Preparam mulheres para serem mães, mostrando que todas, salvo raras exceções, têm plenas condições de trazer seu filho ao mundo da maneira mais natural e humana possível, onde a função do obstetra é a de recepcionar o bebê, e intervir no caso de real necessidade.
Atualmente contamos, em algumas cidades, com a presença de uma doula (antigamente conhecida como ajudante de parteira), que fornece à parturiente total apoio físico e emocional durante todo o transcorrer do trabalho de parto e parto, com massagens, exercícios respiratórios, exercícios de relaxamento, exercícios para facilitar a dilatação e diminuir a dor das contrações, ou simplesmente com sua presença física, encorajando-a e dando força para chegar ao final de seu objetivo. Esse trabalho estende-se até o período do pós-parto, com a doula acompanhando a mãe no processo da amamentação.
O que observa-se no entanto, é que, mesmo as mulheres estando bem preparadas para o parto, o índice de cesáreas continua muito alto. Na rede privada, as taxas de cesárea já chegam a 90%, dependendo do hospital.
Apesar dessa realidade brasileira, os resultados das iniciativas em prol da humanização do parto têm aparecido muito lentamente. Mas deixam-nos antever efeitos positivos na qualidade da experiência das gestantes, na satisfação dos provedores de serviço e enfim, para a sociedade como um todo.
"

2 comentários:

  1. tb tomei susto com a pressao agora nas 35 semanas. minha pressao sempre foi boa max de 12/10 e resolveu marcar 13/9 na ultima consulta. A medica pediu pra medir todos os dias q coisa chata! mas ainda bem que falta pouco pra nos! beijos e tudo de bom!!! beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, também to medindo diáriamente, meu pico é 14x9, mas minha Go disse que até aí não há motivo para me preocupar (espero que ela esteja certa).
    Mas logo nossos bebes nascem e estas preocupações serão substituídas por outras.
    Bjo!

    ResponderExcluir