uma mamãe de primeira viagem!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

35 semanas completas e simulação, KKK!!

Completamos 35 semanas, amém!!
A Cami continua se movendo bastante, mas sinto que seu espaço aqui está cada vez mais limitado...
Agora pela manhã aproveitei para lavar as roupinhas ganhas no chá de bebe e organizar o berço, colocar as coisas no lugar. Agora é reta final e quero entrar novembro com tudo em cima.

Desenvolvimento 35 semanas Olhando para sua barriga, é capaz de você conseguir distinguir, de vez em quando, o contorno de um cotovelo, um pé ou da cabeça. Daqui a pouco, como a parede do seu útero e do seu abdome fica cada vez mais fina e deixa passar mais luz, ele vai começar a ter ciclos de atividade durante o dia. Esta semana, os dois rins do seu bebê estão totalmente prontos. O fígado também já consegue processar substâncias de que o corpo não vai precisar. O volume de líquido amniótico diminuiu bastante, pois o bebê ocupa muito mais espaço dentro da barriga. O útero cresceu nada menos que mil vezes em relação ao tamanho original. Nesta fase você já deve ter engordado entre 11 e 14 quilos, e seu umbigo pode estar saltado e maior. Talvez você tenha falta de ar, porque o útero está próximo às costelas. Experimente ficar de quatro para conseguir respirar mais fundo. Mesmo que o peso do útero sobre a bexiga a faça ir ao banheiro sem parar, não reduza sua ingestão de água -- seu bebê precisa de bastante líquido. Uma boa idéia, contudo, é diminuir o consumo de bebidas diuréticas, como chá, café e refrigerante, que podem multiplicar sua vontade constante de fazer xixi. Logo seu médico deve pedir que você compareça a consultas semanais até o parto.

Encontrei um site onde podemos "prever" como será nosso bebe. Basta juntar uma foto da mamãe e uma do papai de frente e fazer a "previsão"...Bom, eu fiz e olha o que deu:


Hauhauaahu!!!! O louco é que usei uma foto do Tiago "envesgando" o olho! mas fala aí...tem nada a ver, putz...de onde eles tiraram estes cachinhos??? E essa orelha de abano, affff...minha filha vai ser bem mais bonita, kkkkk!!!!Mas valeu a brincadeira, é legal para dar umas risadas!!
Faz aí!!!!

sábado, 24 de outubro de 2009

Baby bag e mala pra maternidade pronta!

Que alegria!!
Entreguei meus exames de sangue a GO, e minha tireóide está normalizada!!!
Sangue de Jesus tem poder! Depois de anos de remédios e tratamentos estou 100% curada do hipotireoidismo!!
Está tudo ótimo, nada de hepatite também, graças a Deus!

Esta semana recebi o kit da Natura Mamãe e bebe com a baby bag que encomendamos, é lindo!!
Vem com vários ítens e a mala (que é o que mais me interessou) é grande e ótima. Vem com um trocador e vários compartimentos.
Olha aí a foto:

Uma graça, amei!!

Aproveitando, agora pela manhã arrumei a mala para a maternidade, afinal vamos completar 35 semanas e agora falta muito pouco. Se a Camila resolver se adiantar, estamos com tudo em cima.
Pesquisei na net listas de ítens para por na mala e acabei organizando assim:

-1 pacote de fraldas RN + 10 fraldas P (para o caso dela nascer com mais de 3,5 Kg)
- 2 fraldas de pano para limpar a boquinha nas mamadas
- 2 cueiros
- 3 macacões com pézinho
- 3 bodys + 3 mijões
- 1 pagãozinho
- saída de maternidade
- gorrinho, luvinhas e sapatinhos de lã
- toalha para o bainho
- sabonete, pomada para assadura, lenço umedecido e shampoozinho (caso ela nasca cabeludinha)
- lacinhos para o cabelinho
- escovinha
Pra mamãe
- Camisola com abertura para amamentar
- sutiã de amamentação
- absorventes para os seios e pós parto
- sabonete, shampoo, condicionador, escova e pasta de dente
- pente
- chinelos
- maquiagem (óbvio, rsss)
-calcinhas
-toalha de banho
- hidratante corporal
Falta ainda comprar uma bela necessaire.

Ufa, cho que é isso, ah, sem falar em documentos, carteirinha de pré natal e tals...
A maternidade aqui ainda pede um cobertor para o bebe.

Já ia me esquecendo, hoje é meu aniversário e meu maior presente está aqui na minha barriga e em poucas semanas nos meus braços. OBRIGADA SENHOR POR ESTA DÁDIVA MARAVILHOSA!!
Mais tarde eu e maridão vamos sair para comer e comemorar! Oba!!!

glitter-graphics.com

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Algumas fotos, chá e reforma do quarto

Aí vão algumas fotos dos últimos acontecimentos:

Duas fotos do chá de fraldas, dia 26 de setembro:

O papai de camisa branca e nosso amigo Mauro na brincadeira de trocar a fralda!


Papai Tiago e Mauro fazendo pose, rss...

Pintura no quarto, tinta e cama de cabeça pra baixo!

Bagunça no berço da Cami!!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Chegamos á 34 semanas!

34ª semana de gestação:

O bebê está ficando cada vez mais gordinho, pois vai precisar da camada de gordura para conseguir controlar a temperatura do próprio corpo depois que nascer.

Se você ainda não tomou coragem para conversar com seu bebê, este é um bom momento para começar. Na 35a semana de gestação a audição do bebê está completamente desenvolvida.

Não precisa se sentir ridícula se de repente perceber que está falando com vozinha de criança. Existem provas científicas de que os recém-nascidos prestam mais atenção a sons agudos.

O parto prematuro é sempre uma possibilidade preocupante, mas é tranquilizador saber que mais de 90 por cento dos bebês que nascem na 35a semana de gestação são capazes de sobreviver -- e a grande maioria sem grandes problemas de saúde. O sistema nervoso central do seu bebê ainda está amadurecendo, mas os pulmões já estão praticamente prontos a esta altura.
Muitas mulheres começam a perceber uma sensação de dor ou dormência nos quadris ao caminhar, que é causada pelo afrouxamento das articulações da região pélvica, que se prepara para o parto.

Se o desconforto for muito grande, não deixe de mencioná-lo para o médico nas consultas, que agora começam a ser mais frequentes.

• Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito -- mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.



Boas notícias!!
A partir de agora irei trabalhar só meio período, na parte da manhã.
Pra mim será maravilhoso, pois estou muuuuuito cansada.
A Camilinha está cada vez mais agitada, acho que ela não vê a hora de conhecer o mundo aqui!
Ah, quarta tem GO.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Pensando no parto



Na minha ultima US a doutora confirmou que minha bebe já está cefálica (de cabeça para baixo), e provávelmente terei um parto normal, principalmente porque terei pelo SUS.
Se por um lado senti um alívio enorme em saber que meu PN está próximo e suas chances de acontecer são maiores que de uma cesária, por outro lado me bate um frio na espinha...
Bem que seria mais cômodo fazer um PC, deito lá na maca numa boa, tomo a anestesia, o obstetra vem, corta, tira minha bebe, fecha e pronto! Sem dores nem desesperos. Sem demora, tudo bem rapidinho.
Mas logo penso que para minha filha talvez não fosse a melhor escolha, a melhor hora, e para mim...me restaria o depois. Uma recuperação mais sofrida e demorada.
Confesso que o parto normal tem seus desafios e eu tenho medo sim. Tenho medo da epísio, das contrações demoradas e da dor que segundo muitas mamães é insuportável. Tanto que muitas dizem que levar os pontos no períneo da episiotomia é menos sofrido do que sentir as contrações. Como pode?? Ser costurada "lá" é menos pior?????????? Que dor é essa!!
Mas logo procuro pensar nos benefícios para minha filhota e para mim mesma. Este texto é um bom exemplo disso:

Seis razões para tentar o parto normal

Como a natureza quer: se o parto normal é o desfecho natural de uma gravidez, por que fugir dele antes mesmo de saber se uma cesárea é de fato indicada para o seu caso? “O ideal é que o bebê escolha o dia em que quer nascer”, diz o obstetra Luiz Fernando Leite, das maternidades Santa Joana e Pro Matre, em São Paulo. É claro que, na hora do parto, às vezes surgem complicações. Aí, sejamos justos, a cesariana pode até salvar a vida da mãe e do filho. “Mas, quando a cirurgia é agendada com muita antecedência, corre-se o risco de a criança nascer prematura, mais magra e com os músculos ainda não completamente desenvolvidos”, adverte o obstetra.
A criança respira melhor: quando passa pelo canal da vagina, o tórax do bebê é comprimido, assim como o resto do seu corpo. “Isso garante que o líquido amniótico de dentro dos seus pulmões seja expelido pela boca, facilitando o primeiro suspiro da criança na hora em que nasce”, explica Rosangela Garbers, neonatalogista do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. Sem falar que as contrações uterinas estressam o bebê – e isso está longe de ser ruim. O hormônio cortisol produzido pelo organismo infantil deixa os pulmões preparados para trabalhar a todo vapor. A cesárea, por sua vez, aumenta o risco de ocorrer o que os especialistas chamam de desconforto respiratório. Esse problema pode levar a quadros de insuficiência respiratória e até favorecer a pneumonia.
Acelera a descida do leite: “Durante o trabalho de parto, o organismo da mulher libera os hormônios ocitocina e prolactina, que facilitam a apojadura”, afirma Mariano Sales Junior, da maternidade Hilda Brandão, da Santa Casa de Belo Horizonte. No caso da cesárea eletiva, a mulher pode ser submetida à cirurgia sem o menor indício de que o bebê está pronto para nascer. Daí, o organismo talvez secrete as substâncias que deflagram a produção do leite com certo atraso – de dois a cinco dias depois do nascimento do bebê. Resumo da ópera: a criança terá de esperar para ser amamentada pela mãe.
Cai o mito da dor: por mais ultrapassada que seja, a imagem de uma mãe urrando na hora do parto não sai da cabeça de muitas mulheres. Segundo Washington Rios, coordenador da maternidade de alto risco do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, não há o que temer. “A analgesia é perfeitamente capaz de controlar a dor”, afirma. Isso porque há mais de dez anos os médicos recorrem a uma estratégia que combina a anestesia raquidiana, a mesma usada na cesárea, e a peridural. “A paciente não sofre, mas também não perde totalmente a sensibilidade na região pélvica”, explica a anestesista Wanda Carneiro, diretora clínica do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Dessa forma, ela consegue sentir as contrações e até ajudar a impulsionar a criança para fora.
Recuperação a jato: 48 horas após o parto normal, a nova mamãe pode ir para casa com o seu bebê. Em alguns casos, para facilitar a saída da criança, os médicos realizam a episiotomia, um pequeno corte lateral na região do períneo, área situada entre a vagina e o ânus. Quando isso acontece, a cicatrização geralmente leva uma semana. Já quem vai de cesariana recebe alta normalmente entre 60 e 72 horas após o parto e pode levar de 30 a 40 dias para se livrar das dores.
Mais segurança: como em qualquer cirurgia, a cesárea envolve riscos de infecção e até de morte da criança. “Cerca de 12% dos bebês que nascem de cesariana vão para a UTI”, revela Renato Kalil, obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. No parto normal, esse número cai para 3%. “A sensação da cesariana é semelhante à de qualquer outra cirurgia no abdômen. É, enfim, como extrair uma porção do intestino ou operar o estômago”, compara Kalil. E, convenhamos, o clima de uma sala cirúrgica não é dos mais agradáveis: as máscaras dos médicos, a sedação, a dificuldade para se mexer...

Fonte: bebe.com.br

Obs: A analgesia é interessante, mas não sei se pelo SUS vai ter esta mamata, acho que não rola...
Que Deus nos dê um parto normal tranquilo!!
Que Ele nos ilumine nesta hora!!!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

33 semanas e obra no quarto

Hoje é dia!!
O quarto já está todo descascado e minha casa de cabeça para baixo!! Mas vai ficar tudo lindo, isso é o que importa.
Ontém minha tia me presenteou com 100 reais na minha conta, que benção!
Fui ás compras, comprei 2 camisolas com abertura para amamentação e dois sutiãs de amamentar. Ainda sobrou um troquinho...
Fora a faixa de sustentação que tá salvando minha coluna, rs

33 semanas de gestação, AMÉM! - Nesta fase, a criança começa a se posicionar para o parto, e normalmente fica de cabeça para baixo.


Seu médico vai monitorar com atenção a posição do bebê nas próximas semanas. Alguns bebês resolvem ficar sentados, o que pode prejudicar a perspectiva de parto normal.

A cabeça do seu bebê ainda é relativamente flexível, e os ossos não se fundiram completamente. Um dos motivos para isso é facilitar a passagem pelo canal do parto. Mas os ossos do restante do corpo estão ficando cada vez mais rígidos. A pele do bebê também perde o aspecto avermelhado e enrugado.
Se for o seu primeiro filho, há mais chances de o bebê encaixar a cabeça na pelve esta semana, pressionando seu colo do útero. (Isso acontece com cerca de metade das mães de primeira viagem).

Para quem já teve outro filho, a previsão é que o encaixe aconteça uma semana antes do parto -- e em algumas mulheres o bebê só "desce" no começo do trabalho de parto.

Pode ser que seus pés e suas mãos comecem a inchar, principalmente no fim do dia. A retenção de líquidos, também chamada de edema, costuma piorar nos dias quentes. O surpreendente é que beber bastante líquido na verdade ajuda a amenizar o inchaço. Seu corpo -- e em especial os rins -- e seu bebê precisam de muito líquido, portanto beba bastante água.

Se o inchaço vier muito de repente, porém, nas mãos ou no rosto, não hesite em procurar o médico -- pode ser um sinal de pré-eclâmpsia, uma perigosa elevação da pressão arterial à qual estão sujeitas as gestantes, às vezes até aquelas que sempre tiveram pressão baixa.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Sete meses completos!

Semana passada estive na GO para mais uma consulta mensal. Os exames de sangue que ela me pediu não ficaram prontos mas fui nela assim mesmo. Levei o Anti-HIV que ela me pediu e fizemos as medições de praxe. Escutei o coraçãozinho da minha bonequinha (batia forte!), e a parte chata, descobri que ganhei 6 Kg desde a última consulta, no começo de agosto. Um exagero, mas a culpa foi minha...torta de chocolate da Torrone, brigadeiro de panela...minha culpa, minha máxima culpa. Mas no total não estou tão mal assim, foram ao todo 13 Kg desde o começo da gestação. Agora é colocar o pé no freio, mesmo!
Saí do consultório com mais uma US para fazer (farei hoje!!)
Os exames de sangue estão prontos, volto nela depois do dia 20.
Ah, hoje completamos o sétimo mês!!
Vamos entrar no oitavo mês com tudo, agora falta pouco, tão pouco!
A pintura do quarto ficou para o outro sábado, ganhamos mais tres pacotões de fraldas e uma linda mantinha de algodão da vó Dê, que será usada na saída da maternidade, coisa mais linda!
Esta semana eu e papai também iremos comprar as prateleirinhas e caixinhas de MDF do Kit.

Escolhi essas de tema jardim:
Caixinha:

Porta retrato:


Prateleira:

São alguns ítens, mas vou comprar mais.

Bom, hoje vou fazer a US ás 16:20. To louca pra ver minha bonequinha na telinha!

32 semanas de gestação:
O feto repousa sobre o útero - não mais flutua. Os olhos se abrem na fase alerta e se fecham durante o sono. A cor dos olhos é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos (a cor dos olhos) requer exposição à luz e usualmente acontece poucas semanas após o nascimento. O feto começa a desenvolver seu próprio sistema imunológico. As unhas dos dedos das mãos ultrapassam as pontas e o feto pode se arranhar. Os cabelos continuam a crescer. O bebê está próximo dos 2 quilos de peso e os cinco sentidos estão funcionando. Mede cerca de 38-39 cm dos pés à cabeça. O tecido gorduroso mais claro (menos vascularizado) deposita-se embaixo da pele dando uma aparência mais clara ao feto.