uma mamãe de primeira viagem!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

39 semanas e insuportável expectativa

Pois bem, estamos de 39 semanas completas (na verdade 39 semanas e 3 dias, para ser mais precisa). A expectativa pela chegada da Camila já começa a virar uma loucura. Quero entrar em TP, só Deus sabe o quanto quero, mas parece que Ele e a bolinha aqui não querem não.
Nada de contrações, nada de dilatação, nem de tampão mucoso e muito menos bolsa estourando.
Sei que uma gestação completa se dá com 40 semanas completas, e porque não mais alguns dias para garantir a perfeita formação do bebe. Eu ainda não cheguei neste limite, mas tenho medo de ela nascer muito aos 45 do 2° tempo, muito grande, tornando meu PN mais difícil...penso em tudo isso e piro! Mas o que quero mesmo é que ela venha cheinha de saúde, independente do tempo e do tipo de parto que terei que fazer.
Depois da pressão agora uma infecção urinária. Minha Go já passou um remedinho que começo a tomar amanhã e tudo se resolverá, nada alarmante não.
Já na US acusou que tá tudo certo, ela tá perfeitinha, com 2,850Kg aproximadamente. Linda demais!
Vamo que vamo que agora falta pouco!

39 semanas de gestação A maior parte do lanugo já desapareceu e o bebê se prepara para nascer em poucos dias. O crânio ainda não é totalmente sólido, apresentando-se mais amolecido nas 5 fontanelas, que ainda estão separadas e podem ser apertadas umas contra as outras. O parto pode alongar e moldar a cabeça fetal, uma precaução de segurança para reduzir o diâmetro do crânio, permitindo uma expulsão mais fácil da cabeça, durante a passagem do feto pelo canal de parto, sem provocar danos ao cérebro. Após o parto, a cabeça do bebê retorna a sua forma arredondada. Os olhos ainda não possuem os ductos lacrimais, que aparecem poucas semanas após o nascimento. O tórax é mais proeminente. Os pulmões estão maduros e a produção de surfactante está aumentada para manter os alvéolos abertos. O abdome fetal é grande e arredondado, especialmente, devido ao fígado que ainda produz glóbulos vermelhos. A pele torna-se mais espessada e mais pálida (branca ou rosa azulada) e a cada dia o feto ganha cerca de 15 gramas de gordura. Agora ele não pode se mover muito devido à falta de espaço. Pesa em torno de 3200-3500 gramas e mede 50 cm. Ao nascimento, o cordão umbilical pode medir cerca de 50 a 70 cm de comprimento. O que restou do vérnix, em geral, desaparece, embora possa permanecer até o nascimento.

3 comentários:

  1. oie flor... estou acompanhando vcs!
    devo imaginar a expectativa e ansiedade nesta reta final... Jesus!
    Mas mcomo vc disse qd estive pronta ira nascer ...

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Contagem regressiva mesmo! qq hora é hora!! Que vc tenha um bom parto, flor!! Avisa quando minha xará chegar!! bjs

    ResponderExcluir
  3. estamos juntas passando pela mesma expectativa.
    Eu sinto contrações, leves, mas sinto...
    vou ao medico segunda feira para saber se esta td 100% e saber sobre a tal dilatação...
    beijos e vamos fikar calmas, a surpresa concerteza vai valer muito a pena!

    ResponderExcluir