uma mamãe de primeira viagem!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

27 semanas, e de licença

Completamos 27 semanas, que benção de Deus!!
Continuarei de licença até dia 11, que tédio!! Mas melhor assim...
Estaremos contratando a Gigalink para ter acesso a net em casa, não vejo a hora! Aí vou postar de casa, beeem melhor.
A Camila está crescendo, se movimentando, cada dia mais esperta!
Aproveitei e tirei fotos bem recentes, das roupinhas, da pancinha e desta mamãe orgulhosa.

Algumas roupinhas que a Camila ganhou:

Outras que compramos:


Macacõezinhos muito fofos!

Uma linda sandalhinha


Essa pantufinha do papai, um amor:

A barriguinha...

A mamãe tirando foto na frente do espelho...

Mais uma...

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

25 semanas completas

Completamos 25 semanas!

O bebê - As estruturas da coluna - 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos - começam a se formar. Os vasos sangüíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina (com muita dificuldade e ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração), pois os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e começam a produzir surfactante, uma substância que previne que o tecido pulmonar colabe por si só. A boca e os lábios tornam-se mais sensíveis. Os olhos respondem à luz, enquanto os ouvidos respondem aos sons originados fora do útero. Os "germes" dos dentes permanentes aparecem na parte mais posterior das gengivas. Os movimentos reflexos melhoram. As unhas dos dedos das mãos e dos pés continuam a crescer. Ele pesa em torno de 780 a 840 gramas e mede cerca de 30 cm da cabeça aos pés.

A mamãe - Agora seu útero tem o tamanho de uma bola de futebol oficial. O útero em crescimento pressiona suas costas e bacia e isso pode causar crises de dor na região lombar e nas pernas. Se você sente essas dores descanse, mude sua postura e aplique compressas quentes na região dolorosa.

Sinais de parto prematuro: Você conhece alguns sintomas e sinais de parto prematuro? Nunca ignore os seguintes:

Cólicas parecidas com as do período menstrual (constantes ou ocasionais)
Dores constantes no baixo ventre Pressão na região pélvica (como se o bebê estivesse empurrando para baixo)
Cólicas abdominais (com ou sem diarréia)
Aumento e alteração da consistência do corrimento vaginal (especialmente se ele se torna mucoso como o do período ovulatório)
Contrações uterinas a cada 10 minutos ou mais freqüentes (podem ser dolorosas)

Discuta com seu médico sobre o que fazer no caso de você sentir esses sintomas antes de 37 semanas de gravidez.

O papai - Agora é um bom momento para antecipar sua agenda de trabalho para quando o bebê nascer. Veja as opções de trabalho que você tem para substituir as atuais e as leis que regem o seu futuro afastamento.




quinta-feira, 13 de agosto de 2009

No sexto mês


Já estamos no sexto mês, graças a Deus.
Fico meio perdida com essa contagem de semanas e meses, só agora me dei conta de que já estou no sexto mês, o tempo voa.
Amo estar grávida, é mágico e maravilhoso, mas me sinto fragilizada e não gosto muito de me sentir assim. Quero logo estar com minha filha no colo, amamentar, dar bainho, por pra dormir, trocar fraldas...quero meu corpo e organismo fortes de volta. Quero meu sistema imunológico forte novamente, poder comer de tudo, tomar medicamentos se tiver problemas e sem medo de correr riscos. Claro que ainda haverão restrições por causa da amamentação, mas não será esse festival de "não pode isso, não pode aquilo" mais. Não vejo a hora ve ver minha filhota usando as roupinhas, meinhas e tudo mais que estamos preparando pra ela. Não vejo a hora...

Bom, ontém comprei o massê gestação para começar a preparar melhor os seios para a amamentação. Ainda não sai nenhuma secreção, mas isso não é regra geral, cada mãe é de um jeito. Tem mães que já sentem até o cheiro do leite (!!), mesmo sem seus bebes terem nascido. Isso não acontece comigo, mas o bico já está formando, isso é o que importa.
Me falaram que quando o bebe não mexe, devemos futucar a barriga até mexer.
Pois bem, a Camila ainda não tinha mexido hoje, no trabalho comecei a futucar a barriga pra ela mexer, enchi o saco dela até sentir. Deu certo, ela mexeu.
E agora não para mais!
Rsssssss....

Recordações, casamento religioso - a festa.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Pré natal e nova GO

Hoje fomos a mais uma consulta pré natal, desta vez com a nova GO, Dra. Edith.
O Dr. Homero no Sesi aposentou, então... GO nova, vida nova!
A Dra. foi legal, olhou os exames, viu a morfológica e disse qua a Camila está toda certinha.
Pediu mais alguns exames de sangue que o Dr. Homero não havia pedido, como o TSH, para ver o lance da tireóide, por exemplo. E o famigerado HIV, vou ter que ir buscar mesmo, não tem jeito... affff!! O que aconteceu é que fiz o exame, mas o resultado tem que ser retirado no posto do Suspiro, e agora com essa pandemia, estou morrendo de medo de ir ao posto pegar a m*** do exame, fora que eles ainda querem que assista uma palestra sobre Aids...ninguém merece! Vou pedir ao Tiago para pegar pra mim, mas na verdade não queria que nem ele fosse lá. Mas não vai ter jeito...bom, voltando...
Logo depois ela me pesou...meu Deus, estou com...79 kg! Nunca pesei isso na minha vida!!
Pelos meus cálculos já ganhei mais de 10 Kg até agora, mas ela nem me deu bronca...menos mal.
Mas é melhor começar a abrir o olho, E FECHAR A BOCA!!
Depois veio o melhor da festa, ouvir o coraçãozinho da minha bonequinha!!
As batidas sempre fortes, até a Dra se impressionou com a força da minha Camila!! Ela tá danada de esperta.
Outra novidade é que eu e Tiago já começamos a preparar o quarto para receber a Camila, montamos o berço com a cômoda no sábado de manhã, e já coloquei as roupinhas nas gavetas...mesmo que ainda vá lavar, mas já organiza bem.
Esta fase de preparação é um sonho, ô coisa boa sô!!

Recordações...
Papai e mamãe no dia do casamento civil.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Entrando na 24ª semana

O bebê - O feto ainda é magro e não possui muito tecido gorduroso. O bebê deve ganhar cerca de 80 gramas esta semana enquanto o corpo começa a se tornar mais rechonchudo. Esse ganho de peso é traduzido por músculos, ossos e crescimento dos órgãos e tecidos. As ondas cerebrais fetais começam a ativar os sistemas auditivo e visual. O peso deve chegar a 660 - 700 gramas no final dessa semana. Ele deve medir cerca de 28-29 cm da cabeça aos pés.

A mamãe - Entre as semanas 24 e 28 seu médico deve pedir um teste de tolerância à glicose para verificar se você é portadora de Diabetes Gestacional. Seu útero está cerca de 6 cm acima da cicatriz umbilical.

O papai - Tire muitas fotos da mamãe. Mesmo que ela não goste disso agora, irá curtir mais tarde, quando ficar com saudades daquela "barriguinha". Peça para ela fazer uma pose tipo Demi Moore em Vanity Fair!


sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Domingo do papai!


Domingo é dia dos pais, e vamos fazer quele churrasco no quintal de casa.
Minha mãe, meus sogros, cunhado, conchunhada, Gabriel, meu sobrinho emprestado...todos no gramado lá de casa. Tomara que o tempo lindo que tem feito essa semana permaneça no final dela também.
Mas é claro que o assunto será um só: Camila!!
O mais novo membro da família!
Não vejo a hora de ver todo mundo em volta da barriguinha, paparicando a pequena que só dorme no líquido aminiótico, enquanto a mamãe se enche de churrasco e farora, KKKKKK!!!
Tem também meu pai, que tá mais longe, mas que não sai do meu pensamento. Penso muito nesse vovô.
Estamos levando a sério a coisa de estocar fraldas descartáveis, já foram dois pacotes de turma da Mõnica, um soft touch e outro Tripla proteção, Pampers Super Sec...fora os que eu já tinha ganho.
Comprei mais algumas roupinhas ontém, pouca coisa, três bodys e uma meinha.
Pro Tiago vou comprar uma caneca do papai e colocar a meinha da Camila dentro. Vou dar no domingo de manhã. Quero só ver a cara dele!!

glitter-graphics.com

glitter-graphics.com

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Gripe...mas comum, por favor.

Andei gripada, pois é...mas era gripe comum, graças ao Pai!!
Foi um susto, quando veio a febre, marido de cabelo em pé, o povo no trabalho preocupado, minha mãe, aff, nem avisei pra não dar enfarte.
Mas passou.
Fui a maternidade, usei máscara (horrível sensação), mas fui medicada com nosso paracetamol companheiro de gestação e liberada.
Em casa com o maridão comecei a me recuperar e agora já estou 100%!!
Até minha pipoquinha ficou meio assim, mechendo menos, mas já está ativa e exibida denovo!
A lição que tirei deste susto, é que não dá para confiar no nosso "SUS to" com relação a esta gripe porcina. Não há preparo algum para atender no caso de um positivo para a tal da peste.
É melhor não pegar. MESMO.
Álcool gel á mão sempre, janelas dos ônibus bem abertas e nada de beijinho no rosto. Temos que ficar mal educadas mesmo, fazer o que??
Até o inverno passar...
Pra completar, meu obstetra aposentou, KKKK!!
O que faltava mais??
Vamos de obstetra nova, sai Dr. Homero, entra Dra. Edith.
Depois conto se ela é legal, espero que seja.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

23ª semana

Hoje entramos na 23ª semana de gestação.
A Camila já se mexe e chuta bastante, já costumo senti-la em vários períodos do dia e também á noite e madrugada...se a poucas semanas tinha que me esforçar para senti-la, agora tá uma pipoquinha!!
Sábado á tarde, eu e a vovó coruja aqui saímos para comprar umas roupinhas para a Camila. Comprei dois macacões lindos, súper femininos (ufa, chega de amarelinho, né??) e também um conjunto de pagão (que eu nem sabia o que era).
Também dois lindos sapatinhos, um branquinho de croché e outro rosa para impressionar o papai dia 09, escrito "sou do papai"...só quero ver a cara dele, rssss...
Também comecei uma "campanha" em casa de compra de fraldas. Eu e Tiago nos comprometemos a comprarmos todo o mês um pacote de fraldas para estocar desde agora, pois me dei conta que estou no 5º mes e tenho pouquíssimas fraldas descartáveis.


___________ na 23ª semana...
Seu bebê pesa cerca de 580 gramas agora. Mede cerca de 27 cm da cabeça aos pés. O corpo torna-se mais proporcional a cada dia e os ossos do ouvido médio começam a endurecer, tornando possível a condução do som. O feto reconhece os sons maternos tais como a respiração, os batimentos cardíacos, a voz e a digestão. Se nascer agora, seu bebê já tem chance de sobreviver, contudo o sistema respiratório ainda está em desenvolvimento. Esperamos que ele fique aí dentro por várias semanas!! Ossos, músculos e órgãos apresentam crescimento estável. Os vasos sangüíneos, ossos e órgãos são visíveis sob uma fina membrana de pele transluscente, rósea e enrugada.

A mamãe: Seu bebê ainda tem muito espaço para se mover, chutar, saltar e virar cambalhotas. Você pode inclusive ver seu abdome se mover. Seu útero está cerca de 5 cm acima do umbigo. Se você anda meio indisposta e de mau humor, não se preocupe, pois é normal. Tente ficar bem com você mesma.

O papai: Faça alguma tarefa doméstica de surpresa ou convide-a a descansar enquanto você prepara um bom lanche para o jantar ou saiam para jantar fora. Deixe-a saber o quão especial ela é para você.